email moldurarte@moldurarte.com.br
telefone 0800-642-2122
logomarca-moldurarte menu

Dicas de composições de quadros e molduras


Elas enchem as paredes de personalidade, dão beleza e trazem elementos decorativos capazes de reinventar o visual da casa de um jeito único. Sim, as composições de quadros estão com tudo. Com molduras bem trabalhadas, modernas, clássicas, retrô, rústicas, a parede de quadros combina com qualquer tipo de decoração, isso porque você pode aplicar conceitos e estilos na sua escolha para dar um novo olhar. A verdade é que existem inúmeras maneiras de incluir os quadros na decoração, deixando a casa com mais vida e charme. As composições podem ser feitas usando simetria e assimetria, da forma que achar melhor e até os estilos mais criativos para deixar aquela parede lisa com um quê de tendência. Prepare-se que vamos mostrar dicas que vão transformar paredes com estilo!
 
Natureza que inspira
 
Imagine poder contemplar todos os dias o sol nascendo, ver a natureza de perto, e melhor ainda, ter esse prazer dentro de sua casa? A sensação de estar olhando para o céu é maravilhosa! Uma imagem recortada em várias é o tipo de composição que vem conquistando cada vez mais admiradores, fica linda e te permite seguir formatos inusitados! 


Molduras 4058-8697 e SL63-116
 
As composições de árvores e folhagens são um coringa na decoração. Elas alegram qualquer ambiente, encaixam-se em diversos estilos e design, além de trazer a natureza para dentro do lar. 

Molduras 8008-8969 e 1428-8969
 
Moldura de madeira + passe-partout + imagens de pássaro. Essa é a composição perfeita para ambientes calmos, como dormitórios, por exemplo. Além de deixarem os quadros mais elegantes, esse tipo de imagem traz paz e calmaria para qualquer ambiente. Imagens suaves de mar, céu e naturezas, em geral, são escolhas certas também.

Moldura 4058-8696
 
Se desejar tirar a parede do óbvio, nossa sugestão é misturar imagens de pássaros coloridas, alegres, cheias de vida com molduras brancas. O visual fica harmônico, coordenado e lindo. 

Molduras 1510-41, 3806-01-41 e 2233-01-41
 
Aos amantes do campo, selva ou do clássico, essa é uma composição que traz a vitalidade e a força dos animais para casa, a moldura preta une ainda mais a imagem única! 

Moldura 998-49
 
Por um décor cheio de criatividade
 
Nas composições modernas, brinque com as possibilidades. Já faz um tempo que a tendência da gallery wall chegou para deixar as composições mais divertidas. Na gallery wall a mistura é mais que bem-vinda. Aposte na mistura de tamanhos, gravuras e formas. 

Molduras 10-49 com a 2074-01-49
 
Com bom gosto, cuidados em relação a tamanho, cores, inspirações e ousadia é possível fazer uma linda combinação de quadros. Composição moderna com molduras iguais que dão unidade às peças é uma tendência que invadiu o mundo da decoração. E o motivo é simples: ela traz criatividade e charme a qualquer parede em branco! 

Molduras 122-8184 e  4015-8184
 
Molduras clássicas são perfeitas para quem aprecia composições sofisticadas, elas enchem os olhos de beleza. O mais importante em uma composição de quadros é escolher peças e molduras que complementem o espaço e imprimam a personalidade dos proprietários. 

Molduras 2046-8497 e 2044-8428
 





Quadros apoiados em cabeceiras - por Alessandra Braggion


Hoje em dia, existem diversas possibilidades de usos de quadros na decoração. Saindo da tradicional fixação na parede. Uma das formas que sempre gosto de empregar em minhas produções é utilizá-los apoiados. Aqui, darei destaque para telas apoiadas em cabeceiras de cama, que dão um charme a mais para o contexto do dormitório.


Projeto assinado por Alessandra Braggion

O uso de quadros apoiados permite uma maior versatilidade ao decor, permitindo que seja mudado com mais facilidade. Na composição do quarto, não abro mão de projetar uma cabeceira de cama valorizada, que chame atenção. Para isso, agregar quadros, que podem ter fotos da família ou mesmo belas gravuras, dão um resultado diferenciado e atrativo. Lembrando que eles podem ser usados também em composição com outras peças de decoração!


Projeto assinado por Alessandra Braggion

No caso de estarem apoiados em um espelho, deve-se atentar para que o fundo dos quadros tenha um bom acabamento, evitando que reflexos indesejados desarmonizem o conjunto. Para um bom resultado basta usar sua criatividade, lembrando sempre de buscar o equilíbrio entre o tema do quadro, moldura e ambiente.








É a hora das composições criativas! Por Paulo Carvalho


Apostar em composições de quadros na hora de criar a decoração do ambiente pode ser a melhor opção para transformar um simples espaço em um cômodo aconchegante, moderno e requintado. Existe uma infinidade de opções para incluir os quadros na decoração, deixando a casa com um ar mais criativo. A escolha das molduras é livre, mas a dica é observar o estilo da decoração para criar uma composição equilibrada, perfeita e com a personalidade dos moradores. Não tem jeito, os quadros merecem uma atenção especial. Venha conferir as dicas que reservamos para você!  
 
 
Sinergia única 
 
Quadros com imagem dividida e com profundidade seguem uma tendência muito forte atualmente. Encaixa-se perfeitamente em quase todos estilos de decoração, e deixa o ambiente com mais amplitude.


 

Inspiração versátil 
 
Composição P&B um coringa para não errar. Dica para harmonia entre os quadros, molduras iguais e formato de nuvem da composição.



 
Detalhes que amamos 
 
Se você gosta de viajar e quer deixar sua parede com lembranças inesquecíveis, essa é uma otima ideia de composição de quadros. 


Abuse da imaginação 
 
Famosa composição wall, preencher quase completamente a parede com quadros, uma ideia super em alta que deixa seu ambiente alegre e muito divertido. 



 

Paulo Carvalho é fundador da empresa Select Service Quadros, prestando os serviços de consultoria e instalação de quadros e composições. Tem parcerias com as principais lojas do ramo como: Urban Arts, Democrart, Moldura Minuto, além de vários arquitetos de São Paulo.

 






Dupla poderosa


Se você adora mudar a decoração, aposte nos espelhos com lindas molduras! Os espelhos têm o poder de mudar o décor, são versáteis e capazes de aumentar e reduzir espaços. Tudo depende do projeto e do planejamento de sua disposição. Podem ser incorporados tanto nas paredes com molduras como nos móveis para complementar a decoração. A proposta é garantir que a casa tenha personalidade e seja o lugar favorito no universo. Cada um na sua função, a aposta são espelhos com molduras que deixam a decoração incrível. Enquanto as molduras  servem para destacar, atrair o olhar, os espelhos transformam os ambientes. O importante é usá-los com planejamento e bom senso, pois essa dupla exerce bastante influência no ambiente e qualquer excesso pode comprometer a sinergia do projeto.



Aumentar o ambiente

Aqui a dica é usar espelhos com molduras em ambientes pequenos como corredores, lavabos e halls. O espelho amplia o espaço. Um mural de espelho pode ser aplicado em local onde exista distância para visualização, criando mais profundidade no espaço. No hall de entrada, é usado para dar vida. Se o apartamento ou casa tem um corredor pequeno e estreito, que tal aproveitar um ou dois espelhos com molduras modernas em diferentes posições? Você vai ver o resultado mágico. Em closets, lavabos e banheiros, quanto mais espelhos melhor. Dessa forma, você otimiza os espaços e inova na decoração.  Se a sala recebe luz natural da manhã ou do final do dia, esses momentos ficam ainda mais charmosos com um espelho posicionado em frente à janela. A dica aqui é usá-lo para personalizar a iluminação e manipular as luzes de maneira aconchegante. 



Iluminação natural e aconchegante

Se a sala recebe luz natural ou do fina do dia, esses momentos ficam ainda mais charmosos com um espelho posicionado em frente à janela. A dica aqui é usá-lo para personalizar a iluminação e manipular as luzes da maneira aconchegante.


Molduras decorativas

Sofisticação, acabamento e extremo charme, as molduras são o grande diferencial dos espelhos de decoração. Um espelho com moldura clássica em tons dourados e prateados oferecem uma proposta de glamour que valorizam o décor. Clássico do clássico em duas versões: ouro e prata. A moldura Dom Pedro reflete 20 cm de pura beleza e sofisticação. Estrutura excelente para espelhos de grande porte, podem ser apoiados no chão.




Com designer clássico e acabamento atemporal, o perfil Gold 9 é muito usado para espelhos em corredores, sua estrutura baixa e mais larga tem o poder de diminuir o espaço entre parede e topo do perfil.


Perfil inspirado nas construções gregas, de beleza ímpar que remete ao estilo Dórico com poucos detalhes. Não tem como negar: essa mistura é elegante e cheia de personalidade.

O Perfil 2059 é sugerido para espelhos de médio e grande porte com estrutura reforçada. Com estilo que lembra adornos de peças barrocas entalhadas a mão e folheadas a ouro.  Basta colocá-lo nos espelhos e esperar que brilhem!



Outra sugestão é o Perfil 2050, moldura com a beleza do entalhado e acabamentos direcionados para espelhos.

Moldura em madeira e folheada com desgaste que traz um aspecto de envelhecido. A inspiração para criação desse perfil veio das molduras sofriam esse desgaste com o passar do tempo por manuseio.

O perfil em folha de ouro, clássico, com toque de modernidade traz beleza para o espelho.











Molduras para decorar o quarto do casal - por Alessandra Braggion


Não existem regras definidas quando o assunto é colocação de quadros! Na maioria das vezes a escolha deles e do lugar que ocuparão envolve apenas bom senso e uma certa sensibilidade. O que sempre procuro em um quadro, e que gostaria de destacar, é a combinação entre moldura, imagem e ambiente, buscando sempre um equilíbrio entre esses elementos.
 
Nesse quarto de casal, apostei em duas telas penduradas na parede, onde as molduras que remetem ao acabamento do ouro envelhecido junto com o passe-partout em linho, fazem a combinação perfeita entre a imagem enquadrada no tom sépia, o jogo de cama e os papéis de parede! Compondo a produção da prateleira sobre a TV, investi em telas apoiadas com imagens preto e branco emolduradas com uma delicada moldura branca que harmoniza com o acabamento em laca branca da marcenaria.


 

Telas com propostas bem diferentes de moldura em um mesmo ambiente, porém ambas com um conceito suave, que agregam charme e equilíbrio ao quarto do casal!




Sobre Alessandra Braggion

Graduada em arquitetura pela FAAP, com especialização em decoração de interiores pela Associação Brasileira de Arquitetura, Alessandra Braggion atua como arquiteta e decoradora há mais de vinte anos. Desenvolvendo projetos na área residencial, comercial e corporativa, conta com uma equipe jovem e competente, tendo no projeto executivo e no detallhista acompanhamento da execução um dos pontos fortes da empresa, fidelizando seus clientes. Adepta do estilo contemporâneo, tem habilidade em mesclá-lo com gostos particulares do cliente, sempre prezando pelo bem-estar, estética e funcionalidade dos ambientes.  










Dicas incríveis de molduras para lavabos e banheiros


Olar blog invadindo novamente, desta vez com dicas sobre molduras em banheiros e lavabos! Ah, deu na telha de mudar o ambiente! É o caso de uma reforma completa ou só uma mudança sutil? Para esta decisão, a melhor saída é uma decoração express, e já sabemos que com quadros podemos ter esse resultado. Muitas vezes o lavabo é o xodó da casa ou do apê e o norte para o projeto é realmente o gosto do cliente, então vamos mostrar diversos estilos de molduras pra compor o projeto do seu lavabo ou banheiro, seja ele divertido ou clássico.

 
Às vezes os quadros não são o ponto focal do projeto, então o(a) arquiteto(a) opta por uma gravura mais discreta, para não ofuscar um revestimento ou pedra, nesses casos os tons de preto, branco e cinza são os mais indicados. Você pode até não perceber, mas eles fazem toda a diferença no espaço, que muitas vezes seria só uma parede sem graça. Em alguns exemplos o Black&White faz match com o estilo do ambiente.

https://br.pinterest.com/pin/589690144931224630/

Maaas a composição de quadros não precisa ser sempre monótona, né non? Pode compor o quadro com plantinhas ou algum item decorativo que você queira expor, para isso você nem precisa furar a parede ou colar o quadro, basta apoiá-lo em uma prateleira, fica um charme!  Legal se seu estilo for divertido que você pode deixar um recado para as suas visitas no quadro, aqui seu gosto dita as regras!

pinterest.com/pin/492651646731973307/
 
E se um quadro só for muito óbvio pro seu gosto? Banheiros e lavabos são espaços reduzidos, mas isso não deve ser um limitante para sua decoração. Bora de ousadia! Com o auxílio de uma prateleira ou um espaço na própria alvenaria, você pode usar vários quadros de diferentes tamanhos e estilos, ainda consegue organizá-los sendo uns na frente, outros atrás. Criando até um jogo de volumes e nem precisa utilizar necessariamente a mesma cor de moldura para todos, fica mais divertido ainda se for em tons ou texturas diferentes. Se tiver uma parede inteira livre pros quadros, deixa a criatividade fluir!  Podem ser usadas fotos, pôsteres e até mesmo misturar com objetos. Telas devem ser evitadas, porque são uma superfície bastante delicada e sensível. Apenas no caso dos lavabos elas estão liberadas.

 https://br.pinterest.com/pin/282319470374942827/

Seu lance é inovar sem gastar muito? Pode optar por compor apenas com as molduras! Mas se quer luxar, basta colocar iluminação interna, fica conceitual! As molduras em si são obras de arte, tem muitas opções no mercado basta fazer A composição para acertar no projeto. Pode mesclar os estilos, as cores e os formatos. Uma moldura deitada e outra em pé fez toda a diferença com sua sutileza. E se seu estilo for mais moderninho, pode usar uma moldura e fazer com que a arte saia da parede e ultrapasse os limites!


https://br.pinterest.com/pin/477592735476507187/

Lembra que o espelho também pode ter uma moldura para chamar de sua e ela não precisa ser convencional. A moldura pode transformar o espelho no item decorativo mais importante do seu lavabo ou banheiro. Em forma de flor para um banheiro mais romântico e feminino, em formas geométricas para dar um ar de contemporaneidade, ou brincar com o rústico da textura da madeira.


https://br.pinterest.com/pin/213358101070022358/

Com tantas opções vimos que para decorar com quadros não há regras e conseguimos aproveitar qualquer espacinho para arrasar na decoração. Basta ter seu estilo definido e ir correndo escolher os quadrinhos!




 






Dicas para fazer uma composição de quadros incrível - Por Paulo Carvalho


Nada melhor que aproveitar a criatividade para transformar os cantinhos favoritos que são a sua cara! Decorar uma parede com quadros é sempre uma estratégia para quem busca mais personalidade e vida para os ambientes. Nas composições dos quadros valem tudo! Nossa sugestão? Abusar da imaginação e rechear as paredes com seu gosto pessoal e estilo próprio, quando mais diversifica é a composição de quadros, mais incrível é o resultado.
 
Aposte no P&B

Quadros em P&B com imagens abstratas e geométricas. Para quem gosta de modernidade e ousadia, mas sem esquecer da sobriedade.




Temas especiais
Decorar seu cantinho com quadros de temas que você tanto aprecia, deixa sua casa com muito mais personalidade.




Escritório com estilo
Composição em sala de espera de escritório, com mistura de materiais. Moldura, caixa de acrílico e metacrilato.



 
Paulo Carvalho é fundador da empresa Select Service Quadros, prestando os serviços de consultoria e instalação de quadros e composições. Tem parcerias com as principais lojas do ramo como: Urban Arts, Democrart, Moldura Minuto, além de vários arquitetos de São Paulo.







Molduras para decorar corredor - por Alessandra Braggion


Os corredores de circulação não precisam ser sem graça e monótonos. Eles merecem sim, a nossa atenção na hora de projetar. Por que não trabalhar com quadros em suas paredes e agregar muito mais charme a esse ambiente de passagem? Em meus projetos sempre dou atenção especial a esse espaço que muitas vezes é esquecido.



Nesse apartamento, na circulação de acesso da área social para a área íntima, painéis com iluminação de LED recebem quadros com fotos da família. O delicado contraste entre a moldura branca e o passe-partout em linho traz sofisticação aos quadros e valorizam as imagens preto e branco. Os quadros são em sistema de porta-retratos, o que permite a troca das fotos que estão expostas. Inove na decoração com molduras cheias de estilo!





Sobre Alessandra Braggion



Graduada em arquitetura pela FAAP, com especialização em decoração de interiores pela Associação Brasileira de Arquitetura, Alessandra Braggion atua como arquiteta e decoradora há mais de vinte anos. Desenvolvendo projetos na área residencial, comercial e corporativa, conta com uma equipe jovem e competente, tendo no projeto executivo e no detallhista acompanhamento da execução um dos pontos fortes da empresa, fidelizando seus clientes. Adepta do estilo contemporâneo, tem habilidade em mesclá-lo com gostos particulares do cliente, sempre prezando pelo bem-estar, estética e funcionalidade dos ambientes.  










Renove com a natureza


O inverno na natureza trouxe a inspiração para os tons e os detalhes das molduras que compõem o terceiro lançamento da Moldurarte no ano. A naturalidade nos acabamentos une de forma belíssima o design clássico, porém com acabamentos mais modernos. Alguns elementos naturais aparecem nos tons terrosos, cobres e ganham um toque de versatilidade. O resultado? Molduras com contornos cheios de estilo e design.


De acordo com o designer de produtos da Moldurarte, Edilso Lessa, todos os perfis lançados nesta coleção se encaixam em alguma tendência, seja no seu formato ou no acabamento, no cobre do perfil G7s - 9137, ou no linho dos estofados e objetos decorativos muito procurados, vistos em feiras e revistas de decoração, replicados aqui nos perfis 3066 e 3068. O tom natural foi o protagonista! “Como o setor de desenvolvimento da Moldurarte está sempre antenado na área de decoração e necessidades, procuramos sempre atender ao máximo”, completa.


O estudo para a criação do perfil G7s foi guiado por um perfil tradicional já em linha com acabamento consagrado há mais de 20 anos, onde o mercado pedia mais opções e agora tem. Uma moldura com preço atraente para porta-retratos, quadros médios com rebaixo generoso e as cores do atual cenário da decoração. Uma verdadeira riqueza de detalhes!


A base de pesquisa para a Coleção Nature in Winter se deu com a necessidade por perfis mais largos, como o perfil 3075 que mistura o design clássico com acabamentos modernos, sem contar na versatilidade do perfil 3074.



Grande estilo
 
Os perfis 3076 e 3074 são chamados de canaletas ou complemento de telas, dinâmicos e versáteis. Atendem às tendências do mercado atual, oferecendo montagem em diversos formatos.



Já o perfil 3075 tem o melhor custo benefício, é reforçado com estrutura e acabamentos que combinam com tudo. Foi inspirado na transformação na natureza!



Outro perfil diferenciado é o perfil 4058, que tem acabamento em aço escovado seguindo a linha de alumínio, pode ser traduzido como a renovação na natureza, pois já é da linha Moldurarte com vários acabamentos.




Serra do Rio do Rastro
A exuberante Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina foi o cenário para ilustrar essa magia dos lançamentos. O inverno na natureza traz momentos inesquecíveis, quando o frio chega, a natureza se reinventa, e pensando na transformação que nasceu a Coleção Nature in Winter. Os lançamentos chegaram para trazer vida para essa linda estação e fazer a diferença no segmento de decoração.








Decorando com Molduras


Olar queridos,

Aqui quem vos escreve é Laiana, do Olar Blog *hiperlink www.olarblog.com.br* (já segue a gente?), somos um blog de arquitetura e decoração, escrevemos com linguagem fácil e nada técnica RISOS, para você que quer saber tudo e mais um pouco sobre nosso universo. E hoje estou invadindo aqui para falar sobre algo que todo mundo conhece, mas acaba passando despercebido. Moldura! Sabe aquela peça que protege, envolve, embeleza a foto, a arte, a pintura e dá todo o brilho final no que você quer mostrar? Então porque não usarmos esse item como objeto principal? Vou te mostrar que é possível decorar e deixar os ambientes muitos charmosos, economizando $$$, utilizando apenas molduras. Vem comigo!

Só de imaginar, algumas pessoas podem torcer o nariz, mas vamos pensar fora da caixinha e ver algumas inspirações que com certeza vão te fazer mudar de ideia. As possibilidades são infinitas, e o que vai determinar o projeto é o gosto e estilo pessoal de cada um. Dá para brincar demais com essas belezuras, porque existem uma infinidade de estilos e cores.
 


Então vamos começar com os mais discretos, que não gostam muito de ousar, mas isso não quer dizer que a composição não fique maravilinda! Trabalhar com quadros e molduras é experimentar, é deixar sua imaginação fluir para preencher os espaços em branco da melhor maneira possível e não há regras. Olha que moderno, discreto e delicado o uso de molduras na mesma cor da parede. O ambiente fica automaticamente chique e muito elegante.



www.anamappe.com.br


www.followthecolours.com.br

Para quem gosta de cor e muita alegria nas paredes, podemos usar molduras de diferentes cores e fazermos composições lindas, com materiais e formatos variados. Vale mesclar com cabeças de animais de mdf/gesso, uma moldura dentro da outra, objetos personalizados, espelhos, letreiros, misturar molduras ovais, redondas e quadradas, de tamanhos variados, deixando a decoração divertida e criativa.


www.blogdomath.com.br



www.whitefauxtaxidermy.com

As composições de molduras têm sido cada vez mais usadas e são uma ótima opção para quem quer decorar com praticidade e economia. Reciclar nesse caso, pode muito! E por serem customizáveis, cada um consegue dar o seu toque pessoal e original, afinal a sua casa precisa ter a sua cara, não é mesmo? E falando em casa, a primeira impressão é a que fica, então ter sua sala ou seu hall de entrada decorado é um ótimo cartão de visita.


www.timeout.com

www. watelz.com

 

Tá precisando de uma cabeceira pra cama?  Moldura nela! Vai ficar com aquela cara de “fui eu quem fiz” e super estilosa. Ainda dá para fazer uma brincadeirinha com esculturas, adesivos, emoldurar letras e palavras, customizando as escritas em vários acabamentos. Esta opção, além de linda, dará um ar intelectual à decoração.



www.mahyarlaw.com

 


www.estopolis.com

Até as crianças entram na brincadeira, literalmente! Olha que ideia fantástica para aguçar e dar asas à imaginação dos novos artistas da casa. Molduras vazias dão possibilidade de trocar o desenho assim que enjoar dele. Invista em cores fortes nos quartos infantis. Já para os bebês os tons pastéis e estilo rococó são os que fazem mais sucesso. Mescladas com fotografias ou pôsteres, são ótimas opções para uma decoração personalizada e descontraída.



www.goodsgn.com

Até os banheiros podem ser decorados e ganhar um ar de modernidade, além de servirem de decoração, as molduras ganham um novo uso, como porta toalhas!! Uma ótima opção para o lavabo descolado.


www.carleykelley.com


E se a sua criatividade for master, suas molduras podem virar esculturas incríveis, use e abuse das sobreposições, e as exiba como se fossem as próprias obras de arte na decoração. Como também podem servir de objetos de decorações sazonais. O natal sempre pede itens de decorações e essa é uma ótima oportunidade de renovar as suas. Quer dar um toque naquele espaço vazio da cozinha? Também pode!!



www.archilovers.com


Tens uma moldura enorme e não sabe o que fazer com ela? A dica é usar como mural de fotos, recados, sobrepor em uma parede de lousa etc. Adicione cordões na sua moldura e crie pequenos varais de fotos. Super delicado e fácil de fazer.

E se depois de todo esse texto, eu não te convenci, vou te provar o quanto as molduras vazias estão em alta. Lorena, nossa correspondente internacional do Olar, foi em Milão na Eurocucina e quem estava presente? Essas belezuras! Apareceram camufladas no banheiro e ficou elegantérrimo. E aterrissando no Brasil, a famosa estilista Patricia Bonaldi, usou em seu desfile na SPFW as maravilhosas molduras Moldurarte e chamou muita atenção, ficou muito show!


Agora não tem mais o que questionar, não é mesmo? Espero que tenham gostado, mil beijos.

Laiana Lima

 
 

 

 

 

 
 





Leo Faria: Fotografia emoldurada é fotografia viva.



 

O Street Style entrou na vida do fotógrafo mineiro Leo Faria por acaso, durante uma viagem de férias para Nova Iorque que foi programada propositadamente na semana de moda. A ideia era apenas sentir o clima da cidade, aquela atmosfera peculiar e fascinante do universo da moda. “Não tinha pretensão nenhuma de fazer fotos de Street Style, aliás, eu nem mesmo sabia da existência. E lá, acabei me deparando com profissionais do mundo todo, fotografando as ruas freneticamente, não tive dúvida, saí fotografando”. Leo fez tudo de forma intuitiva, por impulso, e ao contrário do que se imagina, a reação dele gera curiosidade. Sabe qual foi a sua conclusão após essa experiência única? “Não quero isso para a minha vida profissional”. Pasmem, quase impossível de acreditar, mas as suas referências de moda eram outras e uma linguagem tão nova acabou sendo rejeitada inicialmente por ele.


                                     Campanha para a marca @patbo_official com molduras Moldurarte.


“A moda sempre foi baseada em imagens mais construídas, artificializadas por iluminações complexas e criações com concepções conceituais. Muito embora eu não me prenda a referências, busco me aprofundar pouco nas pesquisas para evitar me contaminar, o que certamente limitaria minha intuição no processo criativo. Tinha como imagem de moda o que era produzido por fotógrafos como: Richard Avedon, Helmult Newton, Patrik Demarchelier, Peter Lindbergh, Annie Leibovitz, Tim Walker, David Lachapelle, Steven Klein, Inez & Vinoodh, entre muitos”, afirma.
 
                                                  Campanha para a marca @patbo_official com molduras Moldurarte.
 
Coincidência ou destino, após essas férias em Nova Iorque, o Street Style perseguiu Leo de forma incansável. Na temporada de moda seguinte ele apenas não voltou aa Nova Iorque, como para Londres, Milão e Paris. Mesmo assim, o fotógrafo evitava se associar demais a esse movimento, não autorizava a inclusão dos seus créditos nas fotos. “Cheguei até a pensar em criar um codinome para as minhas fotos de Street Style, mas não fui adiante com essa ideia. Então, as semanas de moda no início eram uma válvula de escape e uma diversão, um hobby associado a férias. “O tempo logo provou que estava cometendo um erro. Quando percebi, as pessoas queriam as minhas fotos de Street Style e faziam questão de me creditar ainda que eu não quisesse. As marcas começaram a me procurar querendo exatamente fotos com linguagem de Street Style, uma ironia que rapidamente compreendi e converti a meu favor. E foi nesse momento que de fato o Street Style fez uma marca profunda na minha carreira e me permitiu colaborar em revistas e projetos internacionais”, conclui.

Street Style
 
Hoje, Leo Faria é reconhecido como o fotógrafo brasileiro que conquistou o Street Style internacional, é especialista nesse tipo de imagem e vem se dedicando a registrar esse universo. Já recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo de Melhor Fotografia de Moda.

                                                  Campanha para a marca @patbo_official com molduras Moldurarte.

O Street Style é como no nome propriamente dito: estilo de rua, a moda que vem das cidades, das pessoas, independente de classe social, cultura ou etnia, e não apenas  das marcas famosas ou semanas de moda.  É uma tendência que aos poucos vem ganhando espaço.

Conversamos com o fotógrafo Leo Faria sobre sua carreira, moda e a conexão da fotografia com a moldura. Confira a entrevista!
 
1.  A moldura completa a decoração. Na sua opinião, além disso, como você traduz a moldura?

A moldura, muito além da função estética incontestável, tem uma função fundamental que é a de proteger. Eu não conheço outra forma mais eficiente e durável de proteger uma obra exposta do que a moldura. Entram e saem modismos, como o fechamento com caixa de acrílico ou o mais recente, o metacrilato, mas todos acabam se mostrando formas ineficientes e pouco duradouras que por fim, colocam em risco a obra.
 
2. Os quadros lá na parede são a memória viva dos momentos ou aquela fantástica obra de arte. Para você, qual é a importância da fotografia para realçar a moldura?

É tudo e mais um pouco. Os quadros na parede falam por nós, remontam nossa história e escancaram nossas preferências, sejam por memórias emolduradas ou obras colecionadas. Não acho que a fotografia ou a obra realçam a moldura, na verdade, considero o inverso, por isso, tenho muito cuidado ao escolher a moldura que irá abrigar o meu trabalho ou mesmo as minhas memórias e obras que coleciono.
 
3.  Como você avalia a conexão entre a fotografia e a moldura? Essa mágica que fascina tanto!

Esse é o termo mais correto para sintetizar tudo - MÁGICA. Quando emolduro uma foto ou mesmo uma obra, o processo que me leva até o quadro acabado é mágico e muito envolvente. É preciso se debruçar sobre as muitas molduras existentes como em um quebra cabeças, encontrar a peça que se encaixa!
 
4. Sabemos que as fotos exercem um efeito mágico na vida das pessoas. Qual o trabalho considerado mais importante na sua carreira que você desejaria emoldurar?

Não passo vontade (risos). Não há uma foto minha que eu goste ou que tenha importância para minha carreira que não esteja emoldurada e costumo emoldurar mais de uma vez porque sempre surge alguém querendo.  

5.  Fotografias, assim como molduras, ocupam um lugar de destaque no ambiente. Qual a sua visão sobre o mercado de decoração de interiores para a fotografia e a moldura?

Conheço pouco do mercado de decoração de interiores, mas há uma crescente utilização da fotografia como suporte de linguagem para a Arte Contemporânea e esse mercado tem crescido muito, e imagino que isso se deva em grande parte ao interesse das pessoas em usar a fotografia e a arte para decorar, além claro, de colecionar. 
 
6. Hoje podemos colocar foto em tudo. Para onde caminhará o futuro da fotografia?

Confesso que nunca parei para refletir sobre o futuro da fotografia. Talvez a minha paixão pela fotografia me impeça de pensar nela tão racionalmente, mas algo é evidente, a fotografia cada vez mais entra no universo das pessoas. A fotografia digital e a inclusão de câmeras nos celulares permitiram as pessoas fotografarem a todo momento, o que sinto é que essas fotos digitais não impressas caem no esquecimento, e muitas vezes se perdem, espero que logo as pessoas se deem conta disso e voltem a imprimir e materializar as fotos. Eu acho que não há nada melhor do que uma foto impressa.

7.  Fotografia já é uma celebração. Por que a fotografia de moda exerce tanto fascínio?

Posso falar por mim, mas imagino que a fotografia de moda deve tocar as pessoas de modos diferentes. As imagens muito bem elaboradas, sofisticadas associadas a originalidade e criatividade dos designers da moda, parece-me ser o que mais encanta e há ainda o fato dessas imagens nos remeterem ao futuro ou ao passado, isso gera ainda mais encanto. Agora há um declínio evidente que me preocupa na fotografia de moda atual, que parece ter surgido com o advento da fotografia digital e a pós-produção em softwares de edição de imagens que banalizaram a produção profissional e que bombardeiam as pessoas com imagens sem grande relevância.  Por outro lado, a produção profissional e o excesso de referências que se busca antes da criação fazem com que tenhamos mais do mesmo que já vimos há tempos, impede que muitos imprimam o nosso tempo e a nossa realidade nas fotografias atuais.   
 
9. No final do ano passado, você visitou a fábrica da Moldurarte. Como foi a sua percepção sobre o processo que envolve a fabricação das molduras?

Foi uma enorme surpresa. Jamais seria capaz de imaginar tamanha grandiosidade e complexidade. Fiquei muito impressionado e orgulhoso de saber que o Brasil tem uma das maiores e mais importantes fábricas de molduras do mundo. 
 

 






Um toque na composição das paredes


Mais clássico, moderno ou vintage? Ou, que tal, misturar um pouco de tudo? Não faltam opções para completar as paredes da sua casa, o que realmente importa é resgatar aquela sensação de aconchego. Existe uma infinidade de molduras. Para isso, é muito importante apostar em composições de quadros que traduzem o estilo do ambiente com funcionalidade e uma dose extra de criatividade. Regras? Não existem, apenas tendências. Aqui, você encontra dicas para compor paredes com gravuras, telas, pôster, pinturas, quadros e molduras. Que tal começar a renovar a sua decoração?
 
 
Tudo junto misturado
 
As tendências do mercado para 2017/2018 são imagens recortadas em vários quadros, a mistura de quadros e objetos de decoração instalados juntos na parede. “O que torna a composição diferenciada é você colocar a sua personalidade na montagem, com temas ou imagens que tenham algum sentido para você”, fala Paulo Carvalho, criador da empresa Select Service Quadros, que faz consultoria, instalação de quadros e composições. Para ele, a moldura complementa a imagem, é o acabamento do quadro, talvez seja a parte mais importante para trazer a harmonia da imagem.
 
Os quadros podem ser feitos com fotos pessoais de momentos memoráveis, pôsteres, gravuras ou pinturas, e também com variadas molduras e tamanhos. Por isso, é muito interessante conseguir fazer uma bela composição de quadros para deixar a parede inspiradora. Ainda mais se você seguir algumas dicas do Paulo Carvalho. Vem ver!
 
 
Montar os quadros no chão antes de colocar na parede, traz uma boa noção de como irá ficar na parede.




Composição de quadros em empresa com o tema clientes, uma ideia diferente.


 

Quarto de menino com tema de super-heróis.




Composição quarto de menina com mistura de quadros com objetos.




Composição de quadros com molduras coloridas e temas que remetem à personalidade do cliente.


Paulo Carvalho é fundador da empresa Select Service Quadros, presta serviços de consultoria e instalação de quadros e composições. Tem parcerias com as principais lojas do ramo como: Urban Arts, Democrart, Moldura Minuto, além de vários arquitetos de São Paulo.

 





Prateleiras Moldurarte: decora e organiza o seu ambiente.


A Prateleira Porta Quadros Moldurarte é uma excelente opção para quem adora a parede cheia de quadros, e não abre mão de versatilidade. Evita a furação em diversos lugares na parede. Com design moderno, o produto tem a função de decorar, organizar, pode transformar a composição dos quadros de um jeito nada óbvio. Sabe o melhor? Quando a decoração já não combina com o “seu estado de espírito”, você pode mudar tudo e dar um up. Longe de regras! Vale até amparar acessórios decorativos, livros, porta-retratos, organizar e ousar na tendência dos quadros, aproveitando o máximo dos espaços verticais. Gostou da ideia? Vem conhecer as suas funcionalidades.

MADEIRA MACIÇA
 
O grande diferencial da Prateleira Porta Quadros Moldurarte, fica por conta da sua produção, que é feita com a madeira natural maciça de Marupá, ou caixeta como também é conhecida, apresentando assim, toda a sua característica natural da madeira. Com o uso da Prateleira, permite também a substituição dos quadros ou de outros objetos decorativos a qualquer momento. Elas estão disponíveis nas cores: branco, preto e tabaco e nos tamanhos: 60, 90 e 150 cm.


 
TOQUE NA DECORAÇÃO
 
Essa peça deixa o dia a dia muito mais prático e permite o uso na decoração de parede do hall de entrada, cozinha, quartos, sala de estar e home office. Recomenda-se o produto em ambientes internos. Abre um espaço também para decorar as empresas, em todo local onde uma parede pode se transformar em modernidade e organização.
 
O estilo do produto é clean. Um visual minimalista, atemporal, que se traduz em simplicidade e, ao mesmo tempo, uma dose de ousadia. Isso significa apostar no estilo que chama atenção ao essencial, perfeitamente indicado para compor espaços pequenos.


SEM SEGREDOS

A instalação da prateleira é simples, pode ser feita por qualquer pessoa que tenha conhecimento de trabalho com as ferramentas necessárias, de acordo com folheto de instruções de montagem. A atenção é no momento de medir, nivelar, furar, colocar a bucha de fixação, parafusar e colocar a tampa de acabamento para cabeça do parafuso. O importante ao iniciar a decoração é ficar atento a informação sobre a capacidade de peso em que suporta cada tamanho de prateleira disponível a ser colocada. Todas as informações estão descritas no folheto de instruções de montagem que acompanha a prateleira junto a sua embalagem.






Molduras no Natal: para decorar e renovar com jeito especial.


Sempre que o Natal se aproxima, já começamos a imaginar a decoração. Afinal, é uma das datas comemorativas mais esperadas do ano. Deixar a casa no clima, inovar e planejar a mesa cheia de delícias são apenas alguns detalhes dessa época tão especial. Tudo o que precisa para transformar o momento em família em um espaço repleto de harmonia e delicadeza, é aquela dose de criatividade, e muito amor nos detalhes. Você já pensou em usar molduras para decoração natalina? Existem diversas possibilidades para complementar a decoração e os outros enfeites com molduras, gravuras, telas, pinturas e quadros. Uma excelente ideia é de espalhá-las pela casa com a intenção de incrementar o clima da festa. Gostou da ideia? Então vem conferir as dicas da arquiteta, Rafaela Santos. Entregue-se à criatividade!
 
Segundo a Rafaela, as molduras são "cerejas do bolo", elas dão o acabamento final. Seja nos quadros, envolvendo nichos, espelhos ou apenas vazadas nas paredes, elas dão sempre um charme especial. “O mais legal delas é a versatilidade que nos oferece, já que podemos usá-las de muitas formas. É só deixar a criatividade fluir, principalmente nessa época do ano”.
 
O rei dos estilos

Além do clássico dourado, que combina muito com a época, este ano as molduras acompanham os queridinhos de 2017: Cobre e rosê. Essas cores estiveram em alta durante todo o ano e se mantém para o Natal. Para Rafaela, vale a criatividade. “As molduras são extremamente versáteis, podem virar guirlandas lindíssimas, podem ser vazadas com Papai Noel pendurado, podem ser redondas enfeitando a árvore. Podem até ser uma árvore estilizada, por que não? Não existe regra, é só deixar a imaginação fluir”.
O clássico ainda reina nessa época. Quando pensamos em estilizar as guirlandas, por exemplo, a moldura clássica mais trabalhada já é a primeira que vem a nossa mente, afirma.
 
Dicas de composições

Árvore de Natal com estrutura em moldura e enfeites. Pode-se pendurar também molduras redondas e ovais como enfeites.


Imagem Pinterest.
Use sua criatividade e a variedade de molduras Moldurarte para fazer suas montagens.

Guirlandas para porta de entrada.


Imagem Pinterest.
Use sua criatividade e a variedade de molduras Moldurarte para fazer suas montagens.

Moldura vazada colada na parede com bolas coloridas imitando a Árvore de Natal.


Imagem Pinterest.
Use sua criatividade e a variedade de molduras Moldurarte para fazer suas montagens.

Molduras vazadas com enfeites pendurados. 


Imagem Pinterest.
Use sua criatividade e a variedade de molduras Moldurarte para fazer suas montagens.

Rafaela de Andrade Santos é Arquiteta e Urbanista de Manaus, formada em 2011, pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores. Atua em escritório próprio há 5 anos, ministra cursos e palestras de luminotecnia





Fabricação de molduras: o processo é o que encanta!


As molduras servem para destacar, atrair o olhar para a própria imagem, espaço ou objeto emoldurado. Seja uma foto de família, uma nostalgia peculiar, uma pintura, aquela foto do casamento ou formatura, ou até mesmo um objeto de decoração poderá precisar da moldura para completar a decoração. Você já parou para pensar como é feito cada processo que envolve a fabricação de molduras? É uma verdadeira magia. Cada moldura passa por um processo minucioso de preparo da madeira e desenho dos contornos. O complexo industrial da Moldurarte tem capacidade para produzir mais de 16 milhões de metros lineares por ano. A tecnologia é de ponta, mas o trabalho artesanal de desenho e lapidação dos produtos, traduzem o processo que engrandece qualquer ambiente. Do cultivo da madeira à produção de molduras exclusivas, todo o processo da Moldurarte é comparável às melhores empresas do mundo. Hoje você vai entrar nos bastidores da Moldurarte e conhecer alguns dos processos que envolvem a fascinante fabricação de molduras. Explore cada detalhe!
 
 
Composição do gesso e secagem

A massa do gesso é composta de carbonato de cálcio, cola a base de água, corante e agua. Esta massa pode ter variação de cores com a aplicação de corantes. As cores mais utilizadas são o branco, preto e o rosado. A aplicação desta massa nos perfis de molduras, são moldadas em máquinas com um par de ferro, elaborado com o desenho e as dimensões do perfil, para que aplique uma fina camada sobre a madeira, garantindo assim a sua boa aderência.
A secagem desta massa acontece de diversas formas: pode ser nos fornos a vapor, aquecido através da combustão de resíduos de madeira, gerados no nosso processo produtivo (briquete), nestes fornos as molduras são conduzidas por esteiras, e são utilizados para molduras de grandes volumes de produção. Já as estufas menores, são utilizadas para as molduras de menor volume ou molduras tipo caixa alta. Também tem o sistema de secagem através de fornos micro-ondas, que são fornos gigantes equivalente a 30 micro-ondas caseiros de cozinha, estes utilizando energia elétrica. 


Molde para aplicação do gesso

Gravação e cilindros

A Moldurarte oferece um grande diferencial com a sua produção própria dos cilindros utilizados nas gravações. Cada tipo de gravação é utilizado um cilindro específico, este cilindro é produzido por um profissional especializado, um verdadeiro artesão, que com suas mãos e com sua habilidade, transforma um pedaço de metal, em uma obra de arte.

Esta transformação é feita artesanalmente com uma broca de dentista, modelando a peça de bronze através da transferência de um desenho. Desta forma possibilitamos a personalização de qualquer projeto.
Após o término da confecção do cilindro, ele passa por uma aprovação de produção. Após aprovado, a peça leva um banho de cromo para evitar os desgastes e dar mais dureza a peça, garantindo assim uma resistência para ser utilizada por muito tempo.

As molduras podem levar várias gravações diferentes, sendo gravadas uma a uma, por máquinas e cilindros específicos. A sua secagem é natural podendo levar de 1 a 10 dias dependendo do tamanho e da espessura da gravação.


Cilindros

Recobrimento

Os equipamentos da Moldurarte, utilizados para o recobrimento de molduras, permitem serem realizados com diversos materiais:

Laminas de madeira

São laminas extraídas de diversos tipos de madeira como imbuia, cerejeira, freijó, entre outras espécies. Estas laminas podem ser naturais da madeira, ou compostas.

Revestimento melamínico

É a fusão da celulose com a resina melamínica, formando uma película similar a madeira, de alta resistência. É o mesmo material utilizado nas placas de MDF utilizadas para a fabricação de móveis e de pisos laminados. A aplicação deste revestimento não se interrompe na moldura, o desenho é continuo da frente, ao painel, até as costas das molduras.

Revestimento PET

É um material reciclado, em um metro quadrado deste produto, são retirados do meio ambiente 13 garrafas PET para sua produção. Este revestimento é resistente ao calor úmido e seco e também a impactos. Com este material reforçamos o compromisso da Moldurarte em entregar aos seus clientes produtos ecologicamente corretos.
Estes materiais chegam para nossa empresa em chapas ou em bobinas, são cortados e fatiados em equipamentos próprios, nas medidas necessárias de acordo com cada moldura. 


Corte de lâminas



Recobrimento de molduras

Linha de Pintura

A pintura pode ser aplicada em molduras naturais (pintura direto na madeira), em molduras engessadas e sobre outros acabamentos. Este processo de pintura é realizado em linha, para grandes volumes de produção e em acabamentos em cores sólidas. Para pequenos volumes é realizado em máquinas individuais, preparadas para pintar de demão em demão de tinta. Antes de receberem a pintura, as molduras passam pelo processo de polimento, que são rolos abrasivos scott brit que preparam a base e corrigem pequenas imperfeições, para depois deste processo aplicar a pintura ou o verniz. Terminado a aplicação da pintura, as molduras precisam ficar por no mínimo 24 horas em processo de secagem e cura, para somente após este tempo serem embaladas.




Linha de pintura






Décor tendência para quartos de crianças


Quando falamos em decoração para quartos de crianças, a leveza se multiplica em toques lúdicos contemplando uma personalidade única. A ideia da essência para este espaço peculiar está refletida no desejo de despertar novas sensações e sentimentos de fantasias, sorrisos e brincadeiras. Pode-se dizer que um dos principais aspectos da decoração infantil são as cores que traduzem a espontaneidade, a alegria, a inocência e até mesmo traços da sua personalidade. Para deixar o ambiente mais divertido, a decoração com molduras pode ser o toque especial! Além disso, a moldura é responsável por guardar lembranças, histórias, e preservar memórias afetivas, que na infância marcam para sempre.

A leveza é fundamental
 
Quer saber como decorar o quarto infantil com harmonia? Pensando nisso, a nossa convidada, a arquiteta Michele Interaminense, aposta em molduras em madeira freijó e cru para quartos de crianças. “Essas molduras estão em alta, elas são delicadas e combinam com qualquer imagem e ambiente. Além disso, as brancas e as pretas estão sempre presente e fazem o maior sucesso”. Já o estilo, depende do projeto, da personalidade da criança, mas as molduras com modelo caixa são as queridinhas do momento. “Elas valorizam ainda mais as gravuras e possuem muitas possibilidades de montagens”, comenta.
 
Quer mergulhar nesse universo lúdico? Aqui, dicas imperdíveis da arquiteta para compor a decoração infantil com puro estilo.
 
Quando o assunto são composições, gosto de brincar com as cores e tamanhos das molduras. Procure sempre as distribuir para que fique harmônico, dê mais destaque para as fotos/gravuras que gosta, e principalmente, preencha o espaço que você precisa de acordo com as dimensões das paredes, assim não corre o risco de ter uma parede vazia demais ou colocar mais quadros do que seu espaço comporta.
 
 



 



A última dica é para montar a composição dos quadros no chão antes de pregá-la, assim caso queira mudar algum quadro de lugar, não vai estragar sua parede.
 
 
Michele Interaminense, formou-se Design de Interiores em 2012, em Arquitetura e Urbanismo em 2015 pela Universidade Cidade de São Paulo. Durante dois anos, dedicou-se a arquitetura de eventos, após isso, voltou à sua paixão que são os projetos residenciais e comerciais. Assinou três coleções consecutivas na Mostra do Espaço Moldura Minuto Gabriel com seus ambientes infantis.






Um toque de cobre na sua decoração


Se há um item de decoração unanimidade entre os apreciadores é a moldura. As molduras nunca saem da moda, e a moda pode estar refletida na fabricação de novos produtos. A equipe de desenvolvimento da Moldurarte, tem um olhar atento para o futuro, busca influências que permitem ao consumidor criar uma decoração incrível e, de preferência que contemplem todos os ambientes. Dessa forma, o lançamento “Um toque de cobre” promete valorizar ainda mais a obra, encher a decoração de estilo e compor os mais diversos tipos de decoração.
 
Para o designer de produtos da Moldurarte, Edilso Lessa, a linha foi baseada nas tendências de acabamento e consumo, no cobre e na prata rosê que estão em alta. Nos tecidos também, como por exemplo, o linho, que representou a criação de um perfil. “E quanto ao consumo, temos um item gravado com preço bem acessível, baseado também na tendência em metais”, afirma.
 
A escolha para a criação das molduras, muitas vezes exige análise profunda de moda, design de perfil, e até de sugestões do mercado. O perfil 3068 veio como uma versão reduzida de outro item em linha, foram reproduzidos todos os acabamentos do perfil 3066, justamente para atender uma necessidade do segmento.
 
LANÇAMENTOS
 
O perfil 3068 pode ser versátil e muito funcional, é indicado para ser usado como passe partout, mas não impede de ser utilizado como moldura para porta-retratos ou pequenos quadros, sua inspiração vem dos tecidos, principalmente do linho. O perfil 3069 reproduz a tendência pelos tons metalizados em ouro, prata rosê, cobre, entre outros, o que permitirá transformar composições simples em projetos sofisticados, com um verdadeiro toque de glamour para a decoração. O perfil 5064 é uma proposta direcionada para porta-retratos e pequenos quadros com uma pegada moderna e sofisticada.





REVESTIMENTO COM PET
 
O revestimento em madeira já é um diferencial da Moldurarte que sempre está à frente e valorizando o meio ambiente. O Perfil 3070, segue um apelo mundial pela reciclagem e sustentabilidade, é resistente ao calor úmido e seco. Em apenas 1 m² são retiradas mais de 13 garrafas PET do meio ambiente, o que reforça ainda mais o compromisso da Moldurarte em entregar aos seus clientes produtos Ecologicamente Corretos.  “O revestimento em madeira vem crescendo muito, e a Moldurarte como acompanha todas as evoluções no ramo, além dos já consagrados itens em lâmina de madeira, PVC, metais, temos agora revestimento em PET, com excelente durabilidade no que diz respeito a manuseio, e com mais proteção a leves batidas, muito comuns na fabricação dos quadros. Para fabricar 1 m² do revestimento de PET, tiramos em média 13 garrafas de refrigerante do meio ambiente”, finaliza Edilso.





Dicas para se inspirar nas tendências de molduras.


Se as molduras valorizam um quadro e complementam a decoração, que tal fazer desse ambiente um lugar cheio de personalidade, seguindo as tendências com pura arte em madeira? Neste post, você vai encontrar algumas inspirações para transformar ambientes de forma aconchegante, sempre com a intenção de enaltecer através das molduras, gravuras, telas, porta retrato, pôster, espelhos e quadros.
 
Segundo a arquiteta Alessandra Braggion, do escritório Alessandra Braggion Arquitetura & Interiores, a moldura é um elemento que complementa e valoriza um quadro. “Em meus projetos, sempre busco combiná-las com a imagem que está sendo emoldurada, trazendo um pouco dos tons e materiais presentes na imagem para a moldura”.
 
 
A tendência da criatividade
 
 
Em 2017 e 2018, a decoração com molduras segue a tendência Gallery Wall, que pode ser traduzida como a liberdade de criar o ambiente personalizado, de forma criativa, fora do padrão para organizar os quadros, pôsters, gravuras e fotos na parede escolhida. “Fazendo referência à tendência da Gallery Wall, podemos considerar que molduras retas e minimalistas estão sendo bastante usadas, para harmonizar melhor com a grande quantidade de elementos da proposta”, diz Alessandra.



Ambiente assinado pela arquiteta Alessandra Braggion.

Dúvida cruel
 
Qual moldura escolher? Qual é a melhor composição para o meu ambiente? Se você não abre mão da sua personalidade, mas aposta nas tendências, a dica é arriscar sem medo de errar. Para a arquiteta Alessandra Braggion, a escolha de molduras é bem particular e vai do gosto de cada um. “Eu, por exemplo, gosto bastante de misturar elementos para emoldurar um quadro. Invisto em molduras retas, mais contemporâneas, combinadas com filetes um pouco mais rebuscados remetendo ao estilo clássico e passe-partout em tecido, o que dá um toque de sofisticação”.


Ambiente assinado pela arquiteta Alessandra Braggion.

A escolha da moldura depende muito da imagem que será emoldurada. O primeiro cuidado que se deve ter é o de escolher a moldura certa para combinar com o tema e os tons do quadro. “Só depois, pensamos na combinação desse conjunto no ambiente. Afinal, tendo a combinação ideal entre moldura e imagem, temos a liberdade de adequá-lo em diversos locais”, traduz Alessandra.
 
 
Combinação na certa!
 
A moldura deve combinar com a linguagem da tela, já que devem se complementar. Outra dica da Alessandra, é que ao usar uma mesma imagem fragmentada em duas telas, você opte por molduras iguais e de linhas retas. E por fim, tendo a tendência da Gallery Wall como referência, em uma grande composição de gravuras, pinturas, fotos, objetos. É preciso ficar atento para a harmonização do conjunto, tomando cuidado para que nenhuma moldura ganhe destaque em relação à outra.


Ambiente assinado pela arquiteta Alessandra Braggion.

O resultado é um ambiente cheio de estilo, com quadros emoldurados sem deixar de lado a sua personalidade. Você irá se surpreender como as molduras fazem diferença na decoração!
 
 





Molduras: uma história perfeita para você.


Que a moldura valoriza o trabalho artístico ou objeto de decoração e transmite inúmeras sensações de memórias, não é novidade. Memórias estão ligadas com emoções e as molduras exercem muito além de uma experiência sensorial, evidenciam-se como um produto de desejo que faz parte da história do mundo, antes mesmo de emoldurar fotos, obras de arte, gravuras, telas, pôster para acompanhar as tendências da decoração atual, as molduras tiveram um valor histórico que acompanha a evolução dos séculos. Talvez esteja aí o grande poder de fascínio das molduras! Você já parou para pensar como as molduras surgiram de fato? O verdadeiro desenvolvimento das molduras aconteceu nas últimas décadas, isso é fato, muitas vezes uma percepção equivocada da arte de emoldurar. A sua linha do tempo engrandece o significado que as molduras trazem para a vida dos apreciadores do belo.

Os nossos antepassados já usavam molduras para delimitar o espaço das suas pinturas e desenhos. As fronteiras da arte, existiam antes de serem denominadas molduras, apareceram por volta de 2000 a.c. nas pinturas de tumbas egípcias. Há relatos que essa primeira manifestação artística era através de traços pintados em forma de quadros. Curiosamente, o processo de elaboração de uma obra de arte acontecia no sentido inverso de hoje.  Os primeiros quadros apareceram no século XIII com o nascimento dos painéis pintados da baixa Idade Média, a moldura não era originalmente um produto em si. As molduras eram de madeira e serviam como suporte para a pintura, muito longe do que são hoje, a parte utilizada para pintar vinha da diminuição da superfície, formando assim uma borda elevada. A função prática desse quadro era principalmente proteger a pintura. Para finalizar a pintura da obra, a fronteira era então pintada na cor vermelha, depois dourada e decorada.


Manifestações Egípcias - Akhenaton, Nefertiti e as princesas reais fragmento de relevo de Tell el-Amarna, c 1350 a.c, (XVIII Dinastia).

Era um processo muito caro para a época, que inibia a confecção de obras em grandes proporções, pois era quase impossível encontrar tábuas com grandes dimensões que pudessem ser esculpidas. Com o passar dos anos, avanço das técnicas de marcenaria, as molduras puderam ser fabricadas, sendo cortadas e anexadas a um painel com a possibilidade do mesmo efeito só que de uma forma bem mais eficiente. No século XIV, surgem as molduras em formas de retábulos, com influência das fachadas góticas ou plantas com colunas em espiral. Os retábulos se caracterizavam por suas colunas em espiral, harcos e as ogivas que descansavam em placas.
 
 Durante os séculos XV e XVI, as pinturas eram encomendas feitas pela Igreja, os retábulos eram essas principais encomendas e eram peças fixas. O Renascimento foi o divisor de água para uma significativa mudança nesse cenário. Nobres começaram a dividir o mecenato com a igreja e cada vez mais colecionavam pinturas e esculturas em suas propriedades.



LUCA SIGNORELLI (1445 a 1523) - Madona e criança - Óleo sobre madeira

Como precisavam transportar essas obras, surgiu a necessidade de uma armação mais leve e portátil, as molduras passaram a ter um sentido funcional de proteção e estético. O século XV foi marcado como a primeira autonomia de quadros funcionais, onde a pintura e a moldura deixam de ser uma única peça, a moldura começa a ter forma independente das obras. Com o aumento das obras de retrato, era necessária uma moldura com menos referência religiosa.

No reinado de Luís XIII, surgiram novos perfis de moldura com arabescos dos mais diversos possíveis, que originou ao processo natural do estilo barroco de molduras.  A Europa foi influenciada por essa magia de produção. Madeira e gesso eram usados em perfis mais rebuscados. O Barroco estava em seu ápice, originando para os excessos do Rococó.
No século XVIII surgiram as molduras mais leves, finas com uma grande tendência para o uso do bambu. O século XIX é diferente de qualquer outro período na história de quadros, com um estilo eclético, muitos novos perfis de molduras e novas formas de montá-los foram sendo criados. Existia uma grande variedade de estilos, originando uma criatividade peculiar.

Vindo para mais perto, no século 21, as molduras antigas chegaram como uma tendência da moda, combinando o quadro com a pintura do mesmo período. A partir do ano 2000, as molduras mudaram de cenário, aparecem com recursos tecnológicos, principalmente na sua produção, que até então, era feita de maneira mais artesanal. Os anos passaram, mas o valor histórico permanece aclamado!
 





Dicas para emoldurar: Saiba os principais cuidados nesta hora.


É incrível como uma moldura é capaz de transformar e valorizar uma gravura, pôster, tela, porta retrato, espelho, e ao mesmo tempo, despertar um sentimento de memórias. Claro que a imagem chama atenção, mas as molduras despertam um poder único e complementam a decoração do ambiente. Já falamos por aqui sobre as três primeiras etapas que envolvem a montagem da moldura. Hoje você vai ficar por dentro de um processo minucioso e quase artesanal de preparo da obra, é o tão esperado momento de emoldurar. O resultado são peças encantadoras prontas para o seu cliente se apaixonar.

Cuidado no acabamento é primordial

Existem alguns detalhes que fazem os quadros ficarem ainda mais fascinantes aos olhos, além de proporcionar durabilidade e oferecer maior qualidade. O mais importante de tudo, é seguir todos os passos de forma criteriosa. Segundo o nosso GUIA DE MONTAGEM DA MOLDURA, atenção nos três primeiros passos: o corte, a cola e o processo de grampeamento. Após essas etapas, o próximo passo é fazermos o acabamento nas junções das molduras. Recomendamos o uso da Massa para Acabamento da Moldurarte, que foi desenvolvida especialmente para o nivelamento e preenchimento das junções das molduras, aceitando acabamentos a base de água ou solvente, oferece uma secagem rápida, não racha e preenche sem retrair. Você pode encontrar em potes de 90g em 12 cores diferentes que permitem um acabamento perfeito em todas as molduras.

A diferença nos detalhes

Com as molduras montadas e acabadas chegou a hora de montarmos o quadro. A imagem (gravura, foto e ou outros) a ser emoldurada não deve ser enquadrada encostada no vidro. Para isso, não esquecer de usar o passe-partout, elemento colocado entre a imagem e a moldura que serve como uma proteção deixando a obra respirar, e também, evidencia a imagem, ou não confunde a imagem com a Moldura. O Foam Board é um outro componente importante na montagem. É uma placa de espuma sintética (poliestireno), super leve, laminada com papel liso dos dois lados. É recomendado para servir de apoio e proteção a obra a ser emoldurada, fazendo o fechamento da parte de trás do quadro.  A Moldurarte oferece o Foam Bord com a melhor qualidade para acabamento para os seus quadros.

O Vidro também faz toda diferença na montagem, principalmente porque estamos falando de uma imagem que precisa durar muito tempo. O cuidado na escolha do vidro é de fundamental importância, vidros comuns, sem filtro, podem desgastar a imagem rapidamente, pois não oferecem a proteção UV necessária. Para “fechar com chave de ouro”, escolha os penduradores modernos e resistentes para os seus quadros da Moldurarte para completar a sua montagem. Para facilitar também a colocação do quadro na parede, recomendamos o uso do arame fixado entre os penduradores. A Moldurarte desenvolveu o arame galvanizado plastificado que tem uma ótima apresentação e uma grande durabilidade.

Principais cuidados

A limpeza e manutenção das máquinas e ferramentas para você emoldurar precisa ser constante, pois pode comprometer o corte e o grampeamento que posteriormente não proporcionará um bom fechamento do quadro, comprometendo assim todo o trabalho.

Alguns cuidados:

- Não colocar a mão sobre a obra (gravura, pôster, tela); recomendamos utilizar luvas para não contaminar a imagem;
- Usar a massa recomendada e específica para Junção de Molduras;
- Limpeza do vidro;
- Antes do fechamento do quadro, verificar se não ficou nenhum resíduo ou poeira na obra;
- Após o trabalho concluído, proteger os cantos do quadro para ser entregue ao seu cliente.

Passo a Passo na Prática

1. Corte da Moldura


2. Uso da Cola Moldurarte





3. Grampeamento da Moldura








4. Uso da Massa Moldurarte



5. Montagem da Moldura Finalizada




6. Cuidado: Proteja os Cantos do Quadro





 





Guia de Montagem da Moldura: Saiba como funciona o processo de cola e grampeamento das molduras


Gravuras, telas, porta retrato, pôster, espelhos. O processo de emoldurar é quase uma obra de arte! Já sabemos que existem diversos aspectos que envolvem o passo a passo para emoldurar, e se existe algo que agrega, e muito ao seu quadro, essa é sem sombra de dúvida: a moldura. Molduras para quadro exercem um papel de nobreza, valorizam a obra e oferecem um toque especial para a decoração de ambientes.

Hoje você vai conhecer os passos que envolvem a Montagem de um Quadro. É quase como o talhar da madeira à moldura, você se encanta por cada detalhe!

Preparação

A primeira coisa a ser feita é o corte da moldura. Após esta etapa vamos fazer o fechamento do quadro. Iniciamos pela aplicação da cola para junção das molduras, recomendamos o uso da Cola Moldurarte que é a única cola especifica para junção de molduras disponível no mercado. Lembrando que a junção das peças de molduras se dá através da curagem da cola, os grampos são utilizados apenas para segurar as partes das molduras unidas até que a cola cure, o que leva em torno de 12 horas. Atenção para a quantidade de cola a ser utilizada, em madeiras como Pinus que não tem muita absorção, deve-se colocar uma quantidade pequena de cola, pois corre risco de escorrer, já em madeiras porosas, como a madeira de eucalipto e a madeira do norte, pode-se usar uma quantidade maior de cola.





 
Sistema de grampeamento

Para entender como funciona o grampeamento de perfis de madeira, é importante saber que os grampos possuem basicamente duas especificações:

- SW para madeira macia ou mole, como por exemplo, Madeira do Norte, Marupá e outras.
- HW para madeira de média dureza, como por exemplo, Pinus, Eucalipto, dentre outras.
Os tamanhos dos grampos podem ser de 5,7,10,12 e 15 mm de altura.
 
Ganhando a forma

Após selecionar o grampo recomendado para o tipo de madeira e para a altura da moldura a ser grampeada, a próxima etapa é colocar as molduras na grampeadora. Neste momento, entra uma matemática perfeita para garantir a qualidade final e acabamento impecável. Para grampear molduras altas, como as caixas, recomenda-se o uso de dois ou mais grampos sobrepostos. Já as molduras com o perfil baixo, você poderá usar apenas um grampo.






 
Cuidados para um perfeito grampeamento:

- Escolher o tipo de grampo correto a ser utilizado.
- Ao alinhar as molduras na grampeadora, antes de efetuar o grampeamento, avaliar se a junção está perfeita.
- Grampeadora deve estar sempre limpa, sem resíduos de cola na mesa que podem prejudicar o grampeamento da moldura.
- Os pressionadores também têm que estar sempre limpos, sem resíduos de cola que podem danificar o acabamento da moldura.
- A máquina deve estar bem alinhada e nivelada.
 
O universo das molduras é fascinante, cheio de detalhes e paixão. Agora que aprendeu como funciona o processo de cola e grampeamento, fique atento, teremos nos próximos dias mais um tema a ser abordado, é a montagem de um quadro.
 




 





Moldurarte - Dicas para Decoração


Moldurarte - Dicas para Decoração

Quadros e Espelhos conquistam seu espaço na decoração dos ambientes, com estilo, criatividade e bom gosto.

fonte.:
http://colunas.revistaglamour.globo.com/referans/2013/07/16/molduras-e-espelhos/





Moldurarte na Mídia


Moldurarte na Mídia.

Cena da novela das 23:00 hs da Rede Globo – SARAMANDAIA – foi ao ar em 15/08/2013 – Moldura do Quadro - 1220-8403.
Confira também os outros acabamentos desta moldura em www.moldurarte.com.br

fonte.: www.globo.com.br/saramandaia





Moldurarte - Work Shop de Molduras


Moldurarte - Work Shop de Molduras

A Moldurarte representada pelo Gerente de Vendas Alexis Della Giustina, a convite, realizou nos dias 07 e 08 de agosto, duas tardes de Work Shop aos mais de 100 colaboradores de vendas da empresa O Rei dos Quadros no Rio de Janeiro – RJ.





Moldurarte - Dicas para Decoração



Moldurarte - Dicas para Decoração

DECÔ DE UMA COR SÓ

Tem medo de decoração muito colorida?  ... Confira na reportagem da Casa & Jardim ... Link abaixo ...

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Galeria-de-fotos/fotos/2013/07/deco-de-uma-cor-so.html#F1





12345

logomarca-moldurarte-molduras
Indústria de Molduras Moldurarte Ltda
telefone-moldurarte-molduras
0800 642 2122
horario-atendimento-moldurarte-molduras
De segunda à sexta-feira
das: 07:30 as 12:00
das 13:15 as 17:30
localizacao-moldurarte-molduras
Rua Senador Nereu Ramos, nº 1680 - Centro - Braço do Norte/SC
Todos os direitos reservados - Moldurarte 2015 - Proibida reprodução total ou parcial
sebold-desenvolvimento-webdesign
voltar-ao-topo
chat catalogo-de-molduras bndes facebook-moldurarte-molduras blog-moldurarte-molduras sdpm